Estabilidade financeira é definida como a manutenção, ao longo do tempo e em qualquer cenário econômico, do regular funcionamento do sistema de intermediação financeira entre famílias, empresas e governo. Faz parte da missão do Banco Central (BC) assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente.
O que é a intermediação financeira?
É o encontro entre quem precisa de dinheiro e quem tem dinheiro para emprestar. Quem empresta dinheiro é chamado credor, possui recursos e deseja fazê-los render; aquele que recebe dinheiro para seus empreendimentos é o devedor ou tomador.
A estabilidade financeira é um dos fatores que pode garantir a sustentabilidade do crescimento econômico e do bem estar da sociedade. Para tanto, é preciso garantir a existência de um sistema financeiro bem organizado e fiscalizado de forma que os depositantes se sintam protegidos e os tomadores possam ter acesso ao crédito. Assim, o cliente dos serviços financeiros tem a confiança de que seu patrimônio está seguro e pode investir no seu futuro com mais tranquilidade.
Daí a importância de o Banco Central regular e supervisionar a atuação das instituições financeiras para assegurar que o sistema seja sólido e eficiente. A manutenção de níveis adequados de capital, de liquidez e de exposição aos riscos dos bancos promove a resiliência a crises e minimiza perdas para a sociedade, mesmo em caso de quebras de instituições que gerem instabilidade no Sistema Financeiro Nacional.